segunda-feira, 21 de abril de 2014

“No Seu mundo tenho outro nome”
          A história do sacrifício de Aslam é a mesma de Jesus Cristo?

Por: Sandy Santos Costa                                               

“Aslam sacrifica-se no lugar de Edmundo Pevensie para livrá-lo da morte, o que assemelha-se com o sacrifício de Jesus no Calvário para nos libertar da morte .”

Aslam é um leão muito respeitado em Nárnia, que faz um papel semelhante ao de Jesus Cristo. Segundo muitos leitores e cristãos, Aslam é uma alegoria para Jesus, pois os valores e atos praticados por Aslam são semelhantes ao de Cristo. Refere-se à Aslam também como filho do Imperador de Além Mar, este que faria o papel de Deus, reforçando o papel de Aslam como Cristo. Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Aslam sacrifica-se no lugar de Edmundo Pevensie para livrá-lo da morte, o que assemelha-se com o sacrifício de Jesus no Calvário para nos libertar da morte .

Outra possível referência cristã é a sua transfiguração em cordeiro no livro A viagem do Peregrino da Alvorada, também uma referência a Jesus Cristo, como descrito em Apocalipse 7:10: "Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro". Curiosamente essa forma se mostra no País de Aslam, com o qual podemos estabelecer um paralelo com o Paraíso, onde Jesus é constantemente declarado como "o Cordeiro", conforme é descrito no Apocalipse. Em  uma passagem do filme, Aslam diz: "No seu mundo tenho outro nome, você precisa aprender a me reconhecer lá" , interpretando de uma maneira cristã, o leão estaria se referindo a Jesus Cristo.

Quase sempre o que Aslam faz ou diz ao longo das histórias, possui paralelos cristãos. Aslam é um personagem diferente para muitos, mas Lewis, que também era escritor de teologia, mostrou, pelas semelhanças e imagens usadas, que quis apresentar aos seus leitores aquele mesmo personagem que tanto intriga nosso mundo.

Então "As crônicas de Nárnia" é realmente um filme cristão? Sim. Levando em conta a religião do autor e a comparação com a bíblia, podemos dizer que é uma representação cristã, porém, de uma forma muito sutil.  Seria Nárnia o "céu"?  Talvez, mas independente da sua religião, do seu Deus, aprenda a reconhecer Aslam na Terra, e você chegará aos céus, ou em Nárnia, quem sabe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário